
Questões sobre a cicatrização da pele
1- Limpar o machucado com água oxigenada evita infecções e ajuda na cicatrização?
R: Sim. A água oxigenada é um bom desinfetante, pois mata eficazmente os microorganismos. Entretanto, a água oxigenada pode atrapalhar a cicatrização, pois pode matar também as células que participam do processo de cicatrização inicial.
2- É correto aplicar manteiga na queimadura?
R: Não. A aplicação da manteiga pode agravar a lesão. O tratamento inicial deve ser feito com água corrente em grandes quantidades, salvo nos casos de queimadura química. Após lavar o local, a pessoa deve procurar um hospital para que um médico possa avaliar a ferida e tratá-la adequadamente.
3- Cobrir as feridas com curativo ou deixá-las expostas ao ar faz diferença na cicatrização?
R: Sim. Quando cobrimos a ferida com um curativo esta fica úmida e isto altera o fechamento da lesão. Entretanto, ao cobrirmos a lesão com um curativo reduzimos o seu contato com microorganismos.
4- É bom chupar a ferida após a lesão?
R: Não, pois a boca está cheia de bactérias aumentando assim o risco de infecção.
5- O que é a larva-terapia?
R: A larvo-terapia é indicada no tratamento de feridas com formação tecido necrótico (p. ex., lesões crônicas). As larvas aplicadas diretamente sobre o leito da ferida digerem o tecido necrótico e secretam substâncias que promovem a cicatrização. A larva de mosca medicinal deve ser estéril e originária de criadouros especializados, não disponíveis no Brasil (Opletalová K, Blaizot X, Mourgeon B, Chêne Y, Creveuil C, Combemale P, Laplaud AL, Sohyer-Lebreuilly I, Dompmartin A. Maggot therapy for wound debridement: a randomized multicenter trial. Arch Dermatol. 2012 Apr;148(4):432-8.)
6- É correto tirar a crosta (“casquinha”) da ferida a fim de evitar a formação da cicatriz?
R: Não, porque ao retirar a “casquinha” abre-se novamente a ferida retardando a cicatrização e promovendo a formação de cicatriz.
7- Passar pasta de dente na queimadura é bom?
R: Não. A pasta de dente possui componentes que atrapalham a cicatrização.
8- Por que as feridas coçam durante a cicatrização?
R: Após a resposta inflamatória inicial há a migração para a lesão de células chamadas de mastócitos e estes liberam substâncias que auxiliam a cicatrização, mas que causam coceira.
9- Uma alimentação deficiente em proteína faz com que a cicatrização ocorra de forma mais lenta?
R: Sim. Pacientes com deficiência protéica podem apresentar uma cicatrização retardada, pois a síntese de proteínas que ocorre durante a cicatrização é prejudica.
10- A babosa (Aloe vera) tem poder cicatrizante?
R: Diversas páginas na Web sugerem a aplicação de extratos de babosa (Aloe vera) para promover a cicatrização de queimaduras ou cortes. Trabalhos científicos em cobaias sugerem que a Aloe vera aplicada sobre as lesões como creme ou gel pode melhorar a cicatrização, mas não há estudos em humanos (Dat AD, Poon F, Pham KB, Doust J. Aloe vera for treating acute and chronic wounds. Cochrane Database Syst Rev. 2012 Feb 15;2:CD008762.)
11- A aplicação de própolis melhora a cicatrização da pele?
R: Trabalhos científicos em cobaias sugerem que o própolis aplicado sobre as lesões (como queimaduras e lesões na mucosa oral) pode melhorar a cicatrização, mas não há estudos em humanos (Pessolato AG, Martins Ddos S, Ambrósio CE, Mançanares CA, de Carvalho AF. Propolis and amnion reepithelialise second-degree burns in rats.Burns. 2011 Nov;37(7):1192-201.)
12- Passar uma queimadura no cabelo alivia a dor?
R: Não. Não se deve passar a área queimada sobre o cabelo, pois aumenta o risco de infecção.
|